Primeiro Ba-Vi da final do Campeonato Baiano termina sem gols
Vitória e Bahia fizeram o primeiro clássico da final do Campeonato Baiano neste domingo no Barradão, com mando de jogo do Leão da Barra. Nenhum time balançou as redes em um jogo com dois tempos distintos: enquanto o primeiro tempo foi muito pegado e teve poucas chances de gol, os dois times tiveram grandes oportunidades no segundo.
O jogo começou nervoso, fato evidenciado pela primeira boa oportunidade da partida, que veio em um desvio de um zagueiro contra a própria meta. Aos 14 minutos, Rafael Donato se antecipou a Marcelo Lomba para interceptar um cruzamento e marcou contra o Bahia.
A partida era muito truncada e só voltou a apresentar uma chance de gol aos 41 minutos, novamente causada pela falha de um zagueiro. Souza tentou desviar um cruzamento para o gol, mas a bola sobrou para Rodrigo. O zagueiro bobeou e perdeu a bola para Gabriel que, perto da pequena área, foi desarmado por Douglas. Três minutos depois, Souza ainda levou perigo em chute rasteiro dentro da área que rendeu rebote do goleiro que não foi aproveitado pelo ataque tricolor.
As equipes, porém, passaram a criar mais chances no segundo tempo. Logo no segundo minuto Tartá levou perigo em chute colocado de fora da área. Aos 17 minutos, o reserva Vander quase fez um golaço ao perceber o posicionamento adiantado do goleiro Douglas e arriscar o chute de longa distância. A bola, no entanto, saiu pela linha de fundo.
O Vitória pressionou entre os 24 e 26 minutos, levando perigo em uma cabeçada de Dinei que passou à direita do gol de Marcelo Lomba após cobrança de escanteio e, depois, com Tartá, que mergulhou para desviar cruzamento de Pedro Ken e exigir ótima defesa de Lomba. Tartá voltou a esbarrar no goleiro tricolor aos 45 minutos, quando invadiu a área após jogada individual e teve seu chute defendido por Lomba.
O resultado é favorável ao Bahia, que agora precisa apenas empatar no jogo de volta, no qual joga com o mando de campo, para se sagrar campeão do estadual. A segunda partida da final será no próximo domingo, às 16 horas (de Brasília).
Category: Coluna - Luiz Garcia