Renata Leite é eleita segunda melhor do mundo no futsal. Monteirense faz jus ao histórico familiar.

galomonteirense | quarta-feira, janeiro 30, 2013 |


A monteirense Renata Leite foi apontada pela AGLA Futsal Awards 2012, a premiação anual do futsal mundial, como segunda melhor árbitra do mundo. O primeiro organizado pelo site Futsal Planet elegeu o espanhol Fernando Gutierrez Lumbreras como vencedor pelo segundo ano seguido. A paraibana atua no futsal paulista e trabalhou na última Copa do Mundo, na Tailândia.

- Ser a única mulher entre os dez árbitros indicados e a única entre os 39 profissionais de arbitragem na Copa é um grande feito. Sinal de que o trabalho feito nos últimos anos está rendendo - disse.


Renata diz ter conhecido Lumbreras durante o Mundial da Tailândia, e, para ela, ter ficado atrás do espanhol na votação não foi nenhum demérito:

- Assisti aos jogos em que ele apitou e aprendi a admirá-lo. Ele fez um excelente trabalho, e só não apitou a final pois seu país iria disputá-lo. Foi extremamente merecido.

A árbitra brasileira elogiou a iniciativa do site Futsal Planet, que segundo ela, prestigia uma categoria não tão lembrada no mundo dos esportes. E revelou um sonho: apitar uma Copa do Mundo de Futsal feminina.
- Espero que a entidade máxima do futebol e do futsal, a Fifa, olhe mais por esta modalidade.

Renata vêm de uma tradicional familia de desportistas monteirenses. É sobrinha de Walter Leite, o maior árbitro do esporte monteirense. Com certeza a festa será grande entre os familiares.

CaririSports // Eduardo Carvalho

Category: