Milan é goleado, Juve vence e é campeã pela 28ª vez
Tudo deu certo para a Juventus neste domingo, e a Velha Senhora garantiu o título do Campeonato Italiano. A equipe de Turim chegou ao seu 28º Scudetto.
Conseguiu uma vitória tranquila por 2 a 0 sobre o Cagliari e foi beneficiada pela derrota do Milan no clássico com a Internazionale, que foi o grande jogo do dia, digna do dérbi de Milão.
O primeiro tempo já foi digno de emoções e muitas discussões. E começou até um pouco chato. As duas equipes queriam sair para o jogo, que estava aberto, mas ninguém criava chances de perigo. Até que veio o gol da Inter em jogada de bola parada, para o bem da partida, que começou a ficar bem mais animada.
Sneijder cobrou falta da intermediária, Samuel escorou já dentro da área e Milito completou. O gol acabou animando a Inter e o Milan se fechou. Quase veio o segundo algum tempo depois. Cambiasso finalizou de cabeça, Abbiati defendeu, mas a impressão foi que a bola entrou.
Aí o Milan sentiu-se obrigado a atacar. E foi o que fez. Robinho tentava pela esquerda, Boateng e Muntari pelo meio e a bola pouco chegava em Ibrahimovic. Até que Prince caiu na área e o juiz aceitou. Pênalti para o Rossonero. O sueco cobrou com perfeição, após catimba divertida de Julio César, que falou um monte em italiano e saiu com um largo sorriso e a língua para fora. Não adiantou de nada.
O Milan foi no embalo. O fim do primeiro tempo foi muito movimentado, com direito a cartões para os dois lados e bons ataques do Milan. Terminou essa etapa e mais nada. Mas na volta, Ibra voltou com sede.
No primeiro lance do segundo tempo, Ibra recebeu na entrada da área e resolveu sambar. Tirou Lucio e Maicon com muita facilidade, e chutou na saída de Julio César. Venceu os três brasileiros e colocou o Milan na frente. Nesse momento, a definição do Italiano ficaria para a última rodada.
Mas a Inter não iria vender o jogo assim tão fácil. Sneijder chegou a arriscar um belo chute do meio de campo, aproveitando-se da fumaça que estava em campo por causa dos sinalizadores, que vinham da torcida. Mas Amelia, goleiro que entrou no lugar de Abbiati, machucado, ainda no primeiro tempo, conseguiu defender.
Mas logo depois dessa defesa, pênalti para a Inter. Milito cobrou com perfeição e fez o empate. O título voltava a ficar com a Juventus. O Milan tentou ir para cima, atacava como podia, mas foi o time de azul e preto que ficou na frente.
Novo pênalti, após mão dentro da área. Milito bateu outra vez muito bem, e fez o gol que garantiu o título da Juventus e deixou a Inter viva na luta pela Liga dos Campeões. Para completa a festa, Maicon ainda fez um golaço. O brasileiro arriscou de longe, e acertou o ângulo de Amelia.
Na Sardenha, a Juventus não teve muitas dificuldades para vencer o Cagliari. Vucinic fez logo no início, em posição duvidosa, mas legal, e Borriello garantiu a vitória e o título no segundo tempo. E se não perder na próxima rodada, será campeã invicta.
Esse título ainda promete gerar muita polêmica. Segundo a Juventus, é o trigésimo título, tanto que eles já sinalizaram que vão mandar bordar a terceira estrela em cima do escudo do clube (cada estrela corresponde a 10 títulos).
O problema é que para a federação do país, a Velha Senhora tem apenas 28, já que as conquistas de 2004/05 e 05/06 foram canceladas, por envolvimento com corrupção da diretoria. Seja como for, o de 2011/12 foi vencido dentro de campo e de forma merecida.
Confira os resultados da 37ª rodada da Itália:
Sábado
Lecce 0 x 1 Fiorentina
Roma 2 x 2 Catania
Domingo
Siena 0 x 2 Parma
Atalanta 0 x 2 Lazio
Bologna 2 x 0 Napolo
Novara 3 x 0 Cesena
Palermo 4 x 4 Chievo
Udinese 2 x 0 Genoa
Cagliari 0 x 2 Juventus
Internazionale 4 x 2 Milan
Category: Coluna - Luiz Garcia