Hamilton vence no Canadá e assume a liderança da F1

galomonteirense | domingo, junho 10, 2012 |

Lewis Hamilton se tornou neste domingo o sétimo vencedor diferente em sete provas no Mundial de Fórmula 1 deste ano. No Grande Prêmio do Canadá, o inglês conquistou a vitória ao ultrapassar Fernando Alonso a seis voltas da bandeirada. Com a vitória e a queda de rendimento do espanhol, que fechou só em quinto, o inglês é o novo líder do Mundial, dois pontos à frente do rival (88 a 86).

Romain Grosjean e Sergio Perez, com brilhantes atuações, completaram o pódio, seguidos por Sebastian Vettel e Alonso, que tentaram completar a corrida com apenas um pit stop mas se deram mal - o alemão ainda fez uma segunda parada e reagiu, enquanto o espanhol perdeu mais posições nas voltas finais, com os pneus em péssimo estado.

Os brasileiros tiveram mais uma corrida desastrosa. Felipe Massa chegou a ocupar o quinto lugar no começo da corrida, mas rodou, caiu para 12º e terminou em décimo, marcando um ponto. Já Bruno Senna teve um ritmo muito ruim durante toda a prova e completou numa modesta 17ª colocação, uma abaixo da sua posição de largada.

A CORRIDA
Vettel largou muito bem da pole position, seguido por Hamilton, Alonso e Webber. Massa manteve o sexto lugar e logo ultrapassou Rosberg para ficar em quinto. Mas, no momento em que estava até mais rápido do que os líderes, o brasileiro rodou no fim da reta dos boxes e perdeu sete posições, além de ter danificado seus pneus supermacios.

Na frente, os três primeiros colocados logo abriram boa vantagem e passaram a travar a briga pela vitória. Vettel foi o primeiro a parar, seguido nas duas voltas seguintes por Hamilton e Alonso. Naquele momento, parar depois foi vantajoso, tanto que o espanhol voltou à frente do inglês, que, no entanto, passou logo pela Ferrari com ajuda da asa móvel.

Com as paradas dos líderes, Grosjean assumiu a ponta e parou cinco voltas depois de Vettel, na 21ª passagem. O francês partiu para uma tática arriscada de fazer só aquele pit stop, tal como Perez, que vinha mais atrás. Só que Grosjean largou com pneus supermacios enquanto Perez tinha pneus moles e tinha de estender sua janela até a metade da prova.

Hamilton, Alonso e Vettel voltaram a respirar nas primeiras três posições e a corrida estava um tanto monótona, já que seus mais diretos perseguidores, Webber e Grosjean, estavam muito atrás. Mas a discrepância no desgaste dos pneus movimentou a corrida justamente na sua parte final, quando as ultrapassagens começaram a acontecer.

Hamilton foi o primeiro dos líderes a fazer a segunda troca de pneus, a 20 voltas do fim. Alonso e Vettel, com pneus macios, então decidiram permanecer na pista apostando que o inglês não poderia alcançá-los nas voltas finais. Mas, com um jogo de pneus supermacios, Hamilton descontou rapidamente a diferença e passou pelos dois na 64ª volta.

Vettel, então, resolveu finalmente fazer o segundo pit stop, mas Alonso teimosamente ficou na pista. Com isso, Grosjean e Perez, que haviam conservado melhor os pneus e estavam naquele momento com rendimento melhor nos seus carros, passaram rapidamente pelo espanhol, assim como Vettel, que tinha pneus ainda mais novos.

Já Hamilton caminhou tranquilamente para sua 18ª vitória na Fórmula 1, numa corrida que teve apenas quatro abandonos, um deles causado por uma falha na asa móvel da Mercedes de Michael Schumacher.
A próxima corrida será disputada daqui a duas semanas, em Valência (ESP).

RESULTADO FINAL DO GRANDE PRÊMIO DO CANADÁ
1º - Lewis Hamilton (GBR) McLaren-Mercedes - 1h32:29.586
2º - Romain Grosjean (FRA) Lotus-Renault - a 2s513
3º - Sergio Perez (MEX) Sauber-Ferrari - a 5s260
4º - Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - a 7s295
5º - Fernando Alonso (ESP) Ferrari - a 13s411
6º - Nico Rosberg (ALE) Mercedes - a 13s842
7º - Mark Webber (AUS) Red Bull-Renault - a 15s085
8º - Kimi Raikkonen (FIN) Lotus-Renault - a 15s567
9º - Kamui Kobayashi (JAP) Sauber-Ferrari - a 24s432
10º - Felipe Massa (BRA) Ferrari - a 25s272
11º - Paul di Resta (GBR) Force India-Mercedes - a 37s693
12º - Nico Hulkenberg (ALE) Force India-Mercedes - a 46s236
13º - Pastor Maldonado (VEN) Williams-Renault - a 47s052
14º - Daniel Ricciardo (AUS) Toro Rosso-Ferrari - a 1m04s475
15º - Jean-Eric Vergne (FRA) Toro Rosso-Ferrari - a uma volta
16º - Jenson Button (GBR) McLaren-Mercedes - a uma volta
17º - Bruno Senna (BRA) Williams-Renault - a uma volta
18º - Heikki Kovalainen (FIN) Caterham-Renault - a uma volta
19º - Vitaly Petrov (RUS) Caterham-Renault - a uma volta
20º - Charles Pic (FRA) Marussia-Cosworth - a duas voltas

ABANDONOS
Timo Glock (ALE) Marussia-Cosworth - a 13 voltas/mecânico
Michael Schumacher (ALE) Mercedes - a 36 voltas/asa móvel
Pedro de la Rosa (ESP) HRT-Cosworth - a 45 voltas/mecânico
Narain Karthikeyan (IND) HRT-Cosworth - a 47 voltas/mecânico

VOLTA MAIS RÁPIDA
Sebastian Vettel (ALE) Red Bull-Renault - 1m15s752, na 70ª

Category: