Vasco bate Lanús e dá passo rumo às quartas da Liberta

galomonteirense | quinta-feira, maio 03, 2012 |


O Vasco deu um passo importante para avançar às quartas de final da Copa Santander Libertadores. O time cruz-maltino venceu o Lanús (ARG) por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, em São Januário, e pode até empatar na próxima quarta-feira, na Argentina, para avançar na competição. Alecsandro e Diego Souza, com um belo gol, marcaram para o time brasileiro. Regueiro, no segundo tempo, descontou.

Agora, uma vitória ou um empate garantem o Vasco nas quartas de final. Porém, se o Lanús (ARG) vencer por apenas 1 a 0, a equipe argentina é que se classifica.

O primeiro tempo da equipe vascaína foi de muita paciência. O Lanús atuava com uma proposta mais defensiva e apostava nos contra-ataques. O time do técnico Cristovão Borges, por outro lado, entrou com Felipe e Juninho, ocupava o meio de campo e busca espaços na defesa adversária.

Comandados pela dupla de jogadores experientes, os cruz-maltinos tocavam a bola e exploravam as laterais. E justamente a 'surpresa' na escalação quase abriu o placar. Aos 12 minutos, bola sobrou no meio de campo e Juninho cortou Braghieri antes de bater colocado, mas a bola foi para fora.

O time da casa ditava o ritmo da partida, mas levou um susto na principal arma do Lanús no confronto. Aos 24 minutos, Regueiro aproveitou a falha na defesa cruz-maltina e achou Valeri sem marcação, que bateu, mas Prass conseguiu fazer a defesa. No minuto seguinte, porém, o Caldeirão explodiu. Eder Luis domina próximo à área e cruzou para Alecsandro desviar de coxa e abrir o placar.

Os argentinos pareceram terem sentido o gol e diminuíram os avanços ao ataque. O Vasco, por sua vez, continuava trocando passes com calma e com maior posse de bola. Depois de algumas tentativas frustradas, uma pintura em São Januário. Aos 41 minutos, Diego Souza recebe na área, dá um balão em Braghieri e finaliza de primeira para ampliar a vantagem.


APÓS VAIAS, ARGENTINOS DESCONTAM

No segundo tempo, parecia que o filme da etapa inicial iria se repetir. A prova disso é que logo aos seis minutos, após passe de Felipe, Diego Souza teve a chance de fazer o terceiro gol, e a oportunidade se repetiu em cobrança de falta de Juninho. Mas não foi bem assim...

Aos 17 minutos, Regueiro recebeu nas costas de Fagner, dominou no peito e chutou forte para fazer o gol. Logo depois do gol argentino, Cristóvão trocou Felipe por Fellipe Bastos, e o clima em São Januário ficou pesado: a torcida vaiou e chamou o técnico de burro. E por muito pouco a situação não ficou ainda pior, quando Regueiro recebeu sozinho na área com o gol vazio. Porém, o camisa 10 errou o chute, e a zaga fez o corte.

O time da Colina ainda teve algumas oportunidades de fazer o terceiro, com avanços do atacante Eder Luis pela direita e até em uma cabeçada de Carlos Alberto após falta de Juninho. Porém, apesar das tentativas, não conseguiu ampliar a vantagem. Pelo contrário, esteve mais perto de levar o empate. Já nos minutos finais, o desespero voltou a rondar São Januário: após cruzamento, Regueiro recebeu na área e rolou para Gutiérrez, que bateu de primeira e mandou por cima da meta.

Após o apito final, mesmo com a vitória, a torcida voltou a xingar e vaiar o técnico Cristovão Borges. Porém, os jogadores, num gesto de solidariedade ao treinador, não saíram do gramado e o esperaram para que todos pudessem deixar o campo juntos.

Agora, o Vasco pode até empatar na partida de volta, na Argentina, para passar às quartas de final. Porém, uma vitória do Lanús por 1 a 0 garante a vaga aos hermanos.

Category: