Treze tem recurso negado, e está fora de Série C

galomonteirense | sexta-feira, maio 11, 2012 |

Assim como aconteceu com o Campinense em 2011, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pôs fim às esperanças do Treze em disputar o Campeonato Brasileiro da Série C deste ano. 

Na tarde desta quinta-feira, em julgamento realizado na sede do Tribunal, no Rio de Janeiro, o Galo foi derrotado em 7 a 0 no seu pedido de ser incluído na competição nacional ocupando a vaga que pertence ao Rio Branco do Acre.

Na mesma sessão, o STJD indeferiu também o pedido do Araguaína, que também requeria a mesma vaga. Assim, o Rio Branco está confirmado na competição.

Participaram da sessão os auditores Francisco Antunes Maciel Mussnich, que foi o relator do processo, José Mauro Couto, Virgílio Val, Dário Rossine, Otacílio Araújo e Felipe Beviacqu. A sessão foi ministrada pelo presidente do STJD, Rubens Approbato, que foi o último a se pronunciar e também acompanhou o pensamento dos colegas, negando o pedido impetrado pelo Treze.

Após o julgamento, o diretor jurídico do Treze, Ariosvaldo Filho, se pronunciou através do microblog Twitter para expressar sua indignação com o resultado do recurso trezeano.
- Sinto-me frustado por não ter alcançado o objetivo para o clube que amo, porém sei que fiz com amor. Queria agradecer a confiança de toda nação alvinegra. Infelizmente interesses escusos falaram mais alto, e não o direito. Mais uma vez o Treze foi sozinho com sua nação para a batalha. Trabalhamos incansavelmente e me sinto frustado, mas de cabeça erguida. – escreveu o dirigente do Galo.

Tanto Treze quanto Araguaina-TO reivindicavam que o Rio Branco-AC fosse excluído de competições oficiais da CBF por ter levado à Justiça Comum um caso que ainda era passivo de recursos dentro da esfera desportiva, infligindo uma das determinações da entidade máxima do futebol brasileiro. No caso do Galo, o pedido era para que a equipe participasse da Série C por ter tido a quinta melhor campanha da Série D do ano passado.

Por outro lado, o Araguaina queria permanecer na terceirona tendo seu rebaixamento revertido na Justiça. As duas ações foram negadas já que o Rio Branco-AC, após fazer um acordo com a própria CBF, retirou o processo que tramitava na Justiça Comum e, com isso, reverteu a punição que o excluía das competições nacionais.

Com a decisão, o Treze fica sem um calendário para seu departamento de futebol profissional até janeiro de 2013, quando se concentra na disputa de mais um Campeonato Paraibano. Neste ano, o Galo volta à campo apenas para disputar a Copa Paraíba Sub-21.

Category: