Grêmio se recupera e bate Palmeiras
O Grêmio conseguiu se recuperar da derrota diante do Vasco na estreia e venceu o Palmeiras por 1 a 0 na noite deste domingo, em partida realizada no Estádio Olímpico e válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Foram os primeiros três pontos da equipe gaúcha na competição, que fazem com que termine o final de semana na sétima colocação. O Palmeiras fica com apenas um ponto e é o 14º.
O primeiro tempo foi muito truncado, com o Grêmio tomando a iniciativa e tentando encontrar espaços, e o Palmeiras se defendendo bem e procurando explorar os contra-ataques. Ao mesmo tempo em que a equipe da casa encontrava dificuldades para furar o bloqueio montado por Luiz Felipe Scolari, os paulistas não conseguiam aproveitar as oportunidades de sair em velocidade no contragolpe. O resultado foi a escassez de chances de gol.
Bruno trabalhou pela primeira vez aos 15 minutos, defendendo um bom chute de Marcelo Moreno, que conseguiu girar sobre o defensor e bater. Logo em seguida, em cobrança de escanteio, o mesmo Marcelo Moreno subiu e cabeceou, mas Bruno novamente fez a defesa. A resposta palmeirense era tímida, e não chegava a assustar o goleiro Victor.
Se com a bola rolando estava complicado, a grande chance de tirar o zero do placar veio aos 22 minutos: João Vitor derrubou Pará dentro da área e o árbitro assinalou o pênalti. Na cobrança, Léo Gago chutou no alto, visando o ângulo direito de Bruno, mas a bola explodiu no travessão. O empate se mantinha.
O Palmeiras se empolgou com a penalidade perdida e tentou avançar mais: aos 32 minutos, Felipe lançou Luan, que cruzou na área. Barcos tentou mas não conseguiu chegar à bola. Aos 39 minutos, mais Palmeiras, Luan arriscou o chute de fora da área para a defesa de Victor. Aos 42, foi a vez de Marcos Assunção, em uma de suas temidas cobranças de falta, mas Victor mais uma vez estava atento para fazer a defesa.
A última chance da primeira etapa foi do Grêmio, aos 44 minutos: Pará tentou o chute, a bola ainda desviou em Cicinho, mas Bruno trabalhou bem. O apito soou para o intervalo sem gols no Estádio Olímpico.
Na volta para a segunda etapa, Scolari promoveu a entrada de Valdivia, que substituiu Felipe, para tentar buscar a vitória. Foi Barcos, entretanto, que criou a primeira chance. Aos 5 minutos, o camisa 9 palmeirense fez bela jogada pela esquerda, passou por Naldo e, mesmo sem ângulo, conseguiu finalizar bem. Victor saltou e espalmou, evitando o gol.
A boa jogada do argentino não foi suficiente para colocar fogo na partida, que ficou ainda mais truncada e de nível técnico baixo. Aos 13 minutos, Bruno fez mais uma boa defesa em finalização de Marcelo Moreno. Um minuto depois, Léo Gago arriscou um chute de longe, mas pegou embaixo da bola mandou muito longe do alvo.
Na tentativa de dar mais velocidade à equipe, Scolari sacou o centroavante Barcos, um dos melhores do Palmeiras no jogo, para a entrada de Maikon Leite. Um minuto depois, entretanto, viria o gol gremista: aos 26 minutos, Fernando levantou a bola na área, em cobrança de falta, e André Lima desviou de cabeça para a rede: 1 a 0.
Se o Grêmio já era um pouco melhor na partida. o gol só aumentou o ímpeto da equipe gaúcha. Aos 32 minutos, após um cabeceio errado de João Vitor, a bola sobrou para Souza, livre, cara a cara com o goleiro, mas o volante pegou muito mal na bola e desperdiçou a chance. Aos 35, mais uma cobrança de falta de Fernando, que desta vez tentou o chute direto, defendido por Bruno.
Diante do baixo poderio ofensivo do Palmeiras, no restante da partida o Grêmio administrou o resultado e ficou com os três pontos.
Na próxima rodada, a terceira do Brasileirão, o Grêmio viaja a Goiânia para enfrentar o Atlético-GO, no Serra dourada, às 19h30 do dia 6/6, quarta-feira. Já o Palmeiras visita o Sport, na Ilha do Retiro, em Recife (PE), na mesma quarta-feira, também às 19h30. As duas equipes ainda voltam a se enfrentar pelas semifinais da Copa do Brasil, na segunda semana de junho.
Category: