Conmebol ameaça o Treze

galomonteirense | quarta-feira, maio 30, 2012 |

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), publicou na tarde desta terça-feira (29), uma nota dando conta de que a Conmebol já abriu uma resolução datada de 23 de maio com o objetivo de tomar as “medidas legais cabíveis” contra o Treze e contra o Brasil de Pelotas.

A nota diz que os dois clubes desrespeitaram o parágrafo segundo, Artigo 64 da Fifa; e o parágrafo primeiro, Artigo 64 da Conmebol. Em ambos os documentos os itens em questão dizem que, aos clubes de futebol filiados a estas entidades, é proibido ingressar na justiça comum.

A CBF diz ainda que os dois clubes incorreram em “infrações disciplinares” e que são passíveis de sofrer punições por parte das entidades.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a entidade máxima do futebol brasileiro disse ainda que apesar da Conmebol ter dito que está analisando o caso, não foi repassado ainda que punições podem sofrer as duas agremiações.

Nota da CBF:

A Conmebol, através de sua Resolução nº 08/2012, de 23 de maio de 2012, informou que está tomando as medidas legais cabíveis, com a finalidade de punir o Grêmio Esportivo Brasil/RS e o Treze Futebol/PB em decorrência da prática de infrações disciplinares, consubstanciada na violação do art. 64 - parágrafo 2, do Estatuto da FIFA e do art. 64 - parágrafo 1, do Estatuto da Conmebol.

Entenda o caso
O Treze tenta, através de medidas judiciais, a vaga que pertence ao Rio Branco para disputar a Série C do Campeonato Brasileiro. No ano passado, a equipe acriana, após ter o seu estádio interditado pelo Ministério Público, acionou a Justiça Comum e acabou desclassificada da competição. Um acordo posterior com a CBF, no entanto, permitiu o retorno do clube.

Como ficou na quinta colocação da Série D, o Galo da Borborema se sentiu prejudicado e, por isso, ingressou com uma ação pedindo a vaga junto ao STJD, onde foi derrotado por unanimidade. Sem saída, o alvinegro paraibano 'apelou' para a Justiça Comum e conseguiu uma liminar, expedida pela juíza da 1ª Vara Cível de Campina Grande, Ritaura Rodrigues, para disputar o campeonato.

O Brasil de Pelotas é outro time que tenta vaga na Série C. O clube perdeu seis pontos na Série C do ano passado e, por isso, ficou em último lugar e acabou rebaixado. O clube entrou com ação na Justiça Comum querendo reaver os pontos e assim se livrar do rebaixamento. Se isto acontecesse, quem cairia seria o Santo André. As duas ações acabaram por provocar a suspensão das séries C e D.

Category: