Will Power vence SP Indy 300 pela terceira vez

galomonteirense | domingo, abril 29, 2012 |

O favorito Will Power confirmou a escrita e conquistou neste domingo a sua terceira vitória consecutiva na São Paulo Indy 300 e também na temporada-2012 da IndyCar. O australiano da Penske dominou quase toda a prova e foi seguido por Ryan Hunter Reay (Andretti) e Takuma Sato (Rahal Letterman), este que largou na 25ª colocação.

Helio Castroneves foi o melhor brasileiro na corrida, com uma boa quarta colocação após ter largado em 20º. Rubens Barrichello pela terceira prova seguida completou no Top 10, em décimo. Já Tony Kanaan e Bia Figueiredo, que foram envolvidos num engavetamento quase no fim da prova, acabaram em 13º e 20º lugares, respectivamente.

Com os 50 pontos pela vitória, os dois pelo maior número de voltas na liderança e o extra pela pole position, Power abriu 44 pontos de vantagem sobre Castroneves, que manteve a vice-liderança na tabela.

A CORRIDA
Power manteve a ponta após a largada, seguido por Franchitti e Dixon. O australiano e o escocês logo abriram vantagem sobre um grupo formado por Dixon, Graham Rahal, Mike Conway, Josef Newgarden e Hunter-Reay.

Helinho, que estava no fim do pelotão, fez seu primeiro pit stop logo na décima volta, para fugir do tráfego e pegar pista livre. A tática deu certo e, quando os demais fizeram a parada, o brasileiro já subiu para o Top 10.

Na 23ª volta aconteceu a primeira bandeira amarela, quando Ryan Briscoe bateu. Power, que não havia parado, voltou ainda na liderança. Na relaragada, Franchitti, que vinha em segundo, foi tocado por Mike Conway, iniciando uma reação em cadeia.

Castroneves, Barrichello e Kanaan aproveitaram a confusão e ganharam cinco posições cada um, ficando respectivamente em quarto, quinto e sexto lugares, enquanto Power, Hunter-Reay e Dixon estavam nas três primeiras colocações.

Na 29ª volta, nova relargada e novo acidente, envolvendo cinco carros: Newgarden, Sebastien Bourdais, Simona de Silvestro, Charlie Kimball e James Jakes.

Helinho aproveitou a nova bandeira amarela e fez o segundo pit stop, ficando na mesma tática dos líderes e voltando em décimo. Franchitti, que caíra para o fim do pelotão e fizera um pit stop extra, se deu bem e voltou ao Top 10.

Quem também fazia boa prova era Bia Figueiredo, que, com boa tática para aquele momento da prova, era a sétima. A brasileira ainda brigou por posições, mas depois caiu de produção, ficando no meio do pelotão.
Dos líderes, Dixon foi o primeiro a parar de novo, o que o deixou com pista mais limpa, mas o obrigaria a fazer um splash and go nas voltas finais. O neozelandês chegou a passar Power, quando este fez seu último pit stop, mas o australiano não precisaria parar de novo.

Quem também se deu mal nas estratégias foram Barrichello e Kanaan, que caíram para o meio do pelotão por terem feito pit stops em janelas inadequadas.

A 13 voltas do fim, Newgarden bateu e a bandeira amarela foi agitada pela quarta vez. Dixon e Barrichello aproveitaram para fazer a última parada e Power voltou à ponta, seguido por Hunter-Reay, Franchitti, Castroneves e Sato.

Só que um engavetamento na relargada com oito carros, entre eles os de Bia e Tony, provocou a quinta bandeira amarela a nove voltas do fim.

Antes, Sato pulou de quinto para terceiro ao passar Castroneves e Franchitti. Já Barrichello conseguiu escapar de novo da confusão e ganhou seis posições, pulando para décimo.

Na última relargada, a cinco voltas do fim, Power manteve a ponta sem problemas, seguido por Hunter-Reay, Sato e Castroneves. Controlando bem a liderança, o australiano recebeu a bandeirada sem ser ameaçado.

Os carros da Indy voltarão à pista para as 500 Milhas de Indianápolis, dia 27.

RESULTADO FINAL DA SÃO PAULO INDY 300

1º - Will Power (AUS) Penske - 75 voltas
2º - Ryan-Hunter Reay (EUA) Andretti - a 0s9045
3º - Takuma Sato (JAP) Rahal Letterman Lanigan - a 2s3905
4º - Helio Castroneves (BRA) Penske - a a 4s5489
5º - Dario Franchitti (GBR) Ganassi - a 5s1722
6º - James Hinchcliffe (CAN) Andretti - a 6s3615
7º - JR Hildebrand (EUA) Panther - a 8s3764
8º - Charlie Kimball (EUA) Ganassi - a 8s5905
9º - EJ Viso (VEN) KV - a 10s3449
10º - Rubens Barrichello (BRA) KV - a 10s8477
11º - Oriol Servia (ESP) Dragon - a 24s4771
12º - Simon Pagenaud (FRA) Schmidt Hamilton - a uma volta
13º - Tony Kanaan (BRA) KV - a uma volta
14º - Marco Andretti (EUA) Andretti - a uma volta
15º - James Jakes (GBR) Dale Coyne - a uma volta
16º - Graham Rahal (EUA) Ganassi - a uma volta
17º - Scott Dixon (NZL) Ganassi - a uma volta
18º - Sebastien Bourdais (FRA) Dragon - a uma volta
19º - Mike Conway (GBR) Foyt - a duas voltas
20º - Bia Figueiredo (BRA) Andretti - a duas voltas
21º - Ed Carpenter (EUA) Ed Carpenter - a três voltas
22º - Justin Wilson (GBR) Dale Coyne - a nove voltas/acidente
23º - Josef Newgarden (EUA) Sarah Fisher - a 14 voltas/acidente
24º - Simona de Silvestro (SUI) HVM - a 47 voltas/acidente
25º - Ryan Briscoe (AUS) Penske - a 54 voltas/acidente
26º - Katherine Legge (GBR) Dragon - a 55 voltas/acidente

Category: